Artistas
         Alijó

Divulgação do Projecto

Home

      Projecto Outdoor para arte digital

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bienal de Cerveira 2005:   1

Bienal de Cerveira 2007:   1 

Bienal de Cerveira 2009:   1

 5ª Bienal do Douro 2010:   1

Texto Fundação SecondLife V5:   1

 Bienal de Cerveira 2011:  1

 6ª Bienal do Douro 2012:  1

      

       

        O projecto Fundação Virtual V/5 apresenta-se como um projecto artístico acessível no metaverso e localizado na plataforma do Second Life (Angel Isles 186,200,22).

      Enquanto Fundação o projecto V/5, propõem-se apoiar e promover projectos de actividades artísticos nos espaços digitais. Para isso, a Fundação V5 dispõe de um espaço virtual acessível ns SL destinado a promover a criação artística, a actividade lúdica e as potencialidades de divulgação permitidas pela tecnologia 3D on-line. Optou-se pela plataforma digital do Second Life, dado à sua popularidade e à facilidade com que permite a modelação virtual e a experimentação das formas e do espaço com novas potencialidades, tais como, a renderização imediata das formas, a interactividade on-line na sua produção e a sua imediata disponibilidade no espaço virtual. A estas características, acrescenta-se ainda, a possibilidade de se poder visualisar projectos vídeo e vivenciar intervenções performativas em tempo real.

      A Fundação V/5, atendendo às potencialidades lúdicas disponibilizadas pela plataforma Second Life, propõem-se intensificar as actividades sociais, a partilha de experiências entre os artistas (avatares) e desenvolver um intercâmbio produtivo com outras  instituições. Prova disso, é a transição do projecto Outdoor (Cerveira 2005) para o espaço virtual, durante a qual  se procedeu ao convite de vários criadores / avatares contactados pela primeira vez dentro deste espaço virtual, a apresentarem as suas obras sobe a forma de outdoors em diversos espaços do metaverso, já que, uma das características inovadoras facilitada em grande escala pela plataforma SL é da participação generalizada aos mais diversos intervenientes (avatares) e a possibilidade de activamente participarem na construção de um mundo.

      Por último, a Fundação V5 atende e recorre ao potencial da convivência mundial oferecidas por este médium, explora o intercâmbio cultural dos visitantes no sentido de tirar proveito dos fluxos presenciais de avatares de acordo com os fusos horários.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apresentação Pública da "colecção obras virtuais 3D dos artistas da Fundação  V/5". Edição numerada 1/12 em Pen Drive.

 

Convite da Fundação V/5 - Portuguese Cultural Center para a divulgação dos seus projectos e actividades artísticas.