Bienal de Cerveira 2005:
1
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Bienal de Cerveira 2007:
1
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Bienal de Cerveira 2009:
1
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5ª
Bienal do Douro 2010:
1 |
Texto Fundação SecondLife V5:
1 |
Bienal de Cerveira 2011:
1 |
6ª
Bienal do Douro 2012:
1 |
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O
projecto
Galeria Pública para Artes Digitais
teve o seu início em 2005 durante a XIII Bienal de Cerveira. Inicialmente
este projecto artístico teve como propósito o intercâmbio de artistas e
obras artísticas através da sua participação à distância. Mais tarde e ao
longo de 2008, a sua intervenção alargou-se às participações de artistas que
recorrem simultaneamente ao espaço real e ao espaço virtual na produção das
suas obras. Nesta segunda fase, o domínio ao recurso da virtualidade foi
intensificado através de contactos com artistas com obras realizadas através
da plataforma do SecondLife.
Assim
o projecto G.P.A.D. ambicionou desde logo fomentar um fluxo continuado de
intervenção urbana e criação no espaço virtual. Com esta atitude favorecemos
desde o seu início um questionamento sobre a
práxis
artística e a ideia do autor, no sentido em que, a identidade autoral fica
diluída, primeiro enquanto confronto com o espaço urbano e segundo pela
prática artística partilhada que é favorecida pelo próprio processo virtual
global. Deste modo, este projecto assume como prática corrente /
contemporânea os preceitos anunciadores da perda de aura da obra de arte, ao
favorecer a inserção do suporte para os outdoors no espaço público o que
inevitavelmente leva à sua diluição (da obra) na paisagem urbana. Esta
actividade de diluição advém de um presuposto situcionista, no sentido em
que, o público indiferenciado encontra a obra sem processos de mediação
possibilitando-se uma renovada e acrescida partilha do sensível. Note-se
que, ao se valorizar o suporte outdoor com a atribuição do estatuto do nome
de galeria
pública
esta nomenclatura implica
já, um questionamento continuado das instituições vigentes na apresentação
da Obra enquanto Monumento.
Por último,
pretende-se com a continuidade do projecto G.P.A.D. propor novas questões
relativas ao entendimento contemporâneo do espaço artístico e valorizar uma
simbiose entre o mundo real e virtual, entre a manufactura do artista e o
ficheiro produzido pelo avatar.
Para a 16ª
Bienal de Cerveira foram convidados a participar no projecto da Galeria
Pública, o artista gravador Choichi Nishikawa & Takashi Masai (Japão) [Portugal Lisboa
(211,6,39) ] e o avatar Sunflower Aichi (Wafa Bourkhis / Tunísia) [Portugal
Lisboa (106,2,41)].