Artistas
         Alijó

Divulgação do Projecto

Home

      Projecto Outdoor para arte digital

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bienal de Cerveira 2005:   1

Bienal de Cerveira 2007:   1 

Bienal de Cerveira 2009:   1

 5ª Bienal do Douro 2010:   1

Texto Fundação SecondLife V5:   1

 Bienal de Cerveira 2011:  1

 6ª Bienal do Douro 2012:  1

      

 

O projecto Galeria Pública para Artes Digitais teve o seu início em 2005 durante a XIII Bienal de Cerveira. Inicialmente este projecto artístico teve como propósito o intercâmbio de artistas e obras artísticas através da sua participação à distância. Mais tarde e ao longo de 2008, a sua intervenção alargou-se às participações de artistas que recorrem simultaneamente ao espaço real  e ao espaço virtual na produção das suas obras. Nesta segunda fase, o domínio ao recurso da virtualidade foi intensificado através de contactos com artistas com obras realizadas através da plataforma do SecondLife.

Assim o projecto G.P.A.D. ambicionou desde logo fomentar um fluxo continuado de intervenção urbana e criação no espaço virtual. Com esta atitude favorecemos desde o seu início um questionamento sobre a práxis artística e a ideia do autor, no sentido em que, a identidade autoral fica diluída, primeiro enquanto confronto com o espaço urbano e segundo pela prática artística partilhada que é favorecida pelo próprio processo virtual global. Deste modo, este projecto assume como prática corrente / contemporânea os preceitos anunciadores da perda de aura da obra de arte, ao favorecer a inserção do suporte para os outdoors no espaço público o que inevitavelmente leva à sua diluição (da obra) na paisagem urbana. Esta actividade de diluição advém de um presuposto situcionista, no sentido em que, o público indiferenciado encontra a obra sem processos de mediação possibilitando-se uma renovada e acrescida partilha do sensível. Note-se que, ao se valorizar o suporte outdoor com a atribuição do estatuto do nome de galeria pública  esta nomenclatura implica já, um questionamento continuado das instituições vigentes na apresentação da Obra enquanto Monumento.

Por último, pretende-se com a continuidade do projecto G.P.A.D. propor novas questões relativas ao entendimento contemporâneo do espaço artístico e valorizar uma simbiose entre o mundo real e virtual, entre a manufactura do artista e o ficheiro produzido pelo avatar.

Para a 16ª Bienal de Cerveira foram convidados a participar no projecto da Galeria Pública, o artista gravador Choichi Nishikawa & Takashi Masai (Japão) [Portugal Lisboa (211,6,39) ] e o avatar Sunflower Aichi (Wafa Bourkhis / Tunísia) [Portugal Lisboa (106,2,41)].

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 SecondLife: Outdoor de Choichi Nishikawa

 

SecondLife: Outdoor de Wafa Bourkhis / Sunflower Aichi (avatar).
 
Links para visionamento da Bienal Virtual _ Fundação V5 / 2011 de Amitaf Citron

VÍDEO FUNDAÇÃO V/5 1                  VÍDEO FUNDAÇÃO V/5 2

VÍDEO FUNDAÇÃO V/5 3                  VÍDEO FUNDAÇÃO V/5 4